A cidadania
Minha opinião é que exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
Por definição, Estado pode ser considerado como sendo um organismo regulador da vida em sociedade e o governo como aparelho do Estado, formado por prefeitos, governadores, presidente, deputados e senadores, escolhidos por nós através do voto, isso quer dizer que o poder de Estado é um poder legítimo, autorizado por todos
Concordo que a cidadania vai bem mais além apenas do ato de votar.
No meu ver a cidadania se constrói todos os dias, são atos e fatos em que o homem se demonstra devidamente inserido na sua sociedade, seja na participação política ou em seu meio particular.
Exercer a cidadania é agir de acordo com os princípios constitucionais e com suas ações mostrar que faz seu papel para um melhor ambiente social, para um mundo melhor para ele e para todos.
É fato e notório que há uma afronta e consequentemente a fragilidade da cidadania quando o Estado é inerte ou negligente com sua população, pois quando não são respeitados os direitos do cidadão, não há como se falar em cidadania. Infelizmente o Estado tem o poder secundário, pois o poder inicial é da sociedade quando escolhe quem ficara na gestão.
O poder posso assim explicar no meu entendimento, é a força centralizada que algo ou alguém pode exercer. As formas de poder na nossa sociedade posso citar: poder familiar, poder político, poder financeiro etc.
O Estado é sim uma forma de poder, a ele é atribuído o poder por meio do aparato jurídico-administrativo. O conhecimento é uma das maiores formas de poder, entretanto, o poder está presente nas relações