A cidadania voltada para as crianças e adolescentes
Vivemos em uma sociedade que passa por constantes crises, principalmente social como, por exemplo, as inúmeras crianças que sofrem abandono e exploração, e que ainda são obrigadas a viverem em condições precárias, sem o menor cuidado com higiene, saúde, na maioria das vezes estão expostos a violência e doenças.
É quase impossível andar pelas ruas da cidade e não avistar jovens pedindo esmolas, trabalhando exploradamente, morando na rua e até mesmo vendendo e consumindo drogas, então já que a cidadania é um direito de todos, onde se encontra o direito à saúde, educação, e moradia desses adolescentes? É por essas crianças não terem acesso a esses benefícios como habitação, saúde, educação, que a nossa sociedade fica desestruturada, e isso ocasiona uma série de problemas para o país, como o alto nível de marginalização, tráfico, e uma série de outros fatores que envolvem esses adolescentes que estão nas ruas. Então a cidadania do nosso país deve ser voltada principalmente para essas crianças, fazendo investimentos em educação, projetos escolares públicos, diminuição de crianças e jovens nas ruas.
Portanto deve-se haver uma atenção em especial em relação as crianças, pois elas são de extrema fragilidade e mais do que todos merecem o direito a cidadania.