A Cei
Criada em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) constitui-se em um bloco político-econômico que reúne 12 das 15 repúblicas que formavam a antiga União Soviética (URSS) .
Ficaram de fora , apenas, 3 países bálticos : Lituânia , Letônia e Estônia , sendo que este último está solicitando ingresso na União Europeia .
A CEI , com uma população de 273,7 milhões de habitantes , está organizada em uma Confederação de Estados , que preserva a soberania de cada um . A Comunidade prevê a centralização de forças armadas e o uso de uma moeda comum : o rubro . Seu PiB é estimado em Us$ 587,8 Bilhões .
A CEI foi importante para a descentralização do poder na região , além de colaborar para a consolidação da democracia nas ex-repúblicas soviéticas . Principais Objetivos
- Estabelecer diálogos nas áreas : econômica-política e militar, entre os países da CEI .
- Possibilitar a cooperação entre os países membros , principalmente em termos de democratização e prevenção do crime .
- Definição de política externa e de defesa comum . Países Membros
-Rússia , Belarus , Cazaquistão , Tadjiquistão , Armênia, Quirguistão , Uzbequistão ,Moldávia , Ucrânia , Turcomenistão .
-Estônia , Lituânia e Letônia não quiseram participar da CEI desde sua fundação . Estes optaram por romper totalmente esse vínculo com a Rússia , pois foram muito oprimidas pela Rússia desde da 2º Guerra Mundial .
- A sede da CEI fica na cidade de Minsk (capital da Bielorrúsia ) .
A Moldávia e as disputas territoriais
Durante a separação da União Spviética , a Transnístria ( leste da Moldávia ) exigiu a independência em um confronto armado . Depois da mediação da Rússia ,a mesma aceitou conceder a independência para os moldávios .
Depois do ocorrido no leste, no sul também houve alguns conflitos . Em 1996 foram firmados acordos que concederam independência a