O que foi a CEI
Origem da formação.
- O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam. Porém, o vínculo estabelecido entre esses países gerou entre eles uma grande dependência nas relações políticas, militares e econômicas. Nesse sentido, no dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS.
Quem participa ?
- 11 Repúblicas que pertenciam a União Soviética : (Armênia, Azerbaijão, Bielorrúsia, Cazaquistão, Quirguíza, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão)
Transição do socialismo para o capitalismo.
- Quando a URSS perdeu a guerra fria, o capitalismo começa a predominar no mundo, e o socialismo se enfraquece devido as dificuldades e insatisfação popular, então a URSS é extinta, e os países formados por ela, entram em transição para o capitalismo, que gera a criação da CEI.
Atual situação econômica
- A CEI é rica em matérias-primas. Possui grande riqueza em madeira eminérios, com exportação significativa. Em seu imenso território distribuem-semuitas jazidas minerais na Ucrânia, nos Montes Urais, na região do Cáucaso,Mar Cáspio e na Sibéria.A agropecuária é limitada pelo clima rigoroso.
Conflitos locais
- As repúblicas adotavam o rublo russo como unidade monetária comum e concordavam em relação aos direitos humanos, na necessidade de preservar as culturas das diferentes etnias minoritárias e a cooperação e coordenação de reformas que ajudassem a estabelecer economias de livre mercado. No entanto, as diferenças étnicas e regionais, contidas durante décadas pela