CEI (II)
ASPECTOS REGIONAIS
Como dividir ou regionalizar a CEI?
1- Quais são as grandes regiões que podem ser individualizadas nessa imensa organização? Uma primeira divisão poderia ser entre a parte européia e a asiática. No lado europeu, a oeste dos montes Urais, do rio ural e do mar Cáspio, temos Belarus, a Ucrânia, a Moldávia, a Geórgia, a Armênia, o Azerbaijão e uma parte da Rússia. E, no lado asiático da CEI, temos uma outra posição da Rússia (a maior) e também o Turcomenistão, a Quirquízia, o Usbequistão, o Tajiquistão e o Cazaquistão.
1.1- Mas essa divisão não é a ideal, pois o território da Rússia se estende do continente europeu ao continente asiático e não tem sentido separá-lo. Por sinal, a Rússia, pela enorme dimensão (mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, o maior território nacional do mundo), merece um estudo à parte. Os demais países da CEI podem ser agrupados em três conjuntos regionais, situado na:
Periferia leste da Europa oriental (mais a oeste) – Urânia, Belarus e Moldávia;
Transcaucásia (entre o mar Negro, ao norte, o mar Cáspio, a sudeste, a Turquia e o Irã, ao sul) – Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
Ásia central (ao sul da Rússia e o norte do Irã e do Afeganistão) – Cazaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quirquízia.
A Rússia atual
2- A Rússia, ou Federação Russa, herdou os grandes problemas da União Soviética e precisa, urgentemente, construir sua identidade nacional. Ela continua sendo um Estado multinacional, composto por várias etnias ou nacionalidades que, em muitos casos, pleitam suas independências. Existem hoje mais de vinte repúblicas relativamente autônomas na Rússia, nas quais habitam minorias nacionais que desejam reforçar suas identidades próprias.
2.1- Essas minorias ocupam por volta de 5 milhões de quilômetros quadrados da Rússia. Os demais 12 milhões de quilômetros quadrados são habitados basicamente por russos, que não apresentam uma coesão verdadeiramente nacional.