Nutrição representa 70% do custo de produção
Nutrição representa 70% do custo de produção
Estratégias e manejo da pastagem devem ser feitos com planejamento porque gastos são altos
Carregando...
A nutrição, sem dúvida, é o aspecto mais caro da produção de gado de corte. Segundo o especialista Fernando Andrade, assessor de gado de corte da Alta Genetics, ela representa 70% dos gastos, com pasto e minerais. Por isso, é muito importante que o pecuarista planeje bem o manejo da pastagem e dos animais para conseguir lucrar mais. Andrade propõe que o pecuarista passe a enxergar a fazenda como uma empresa e que tome decisões baseadas em planilhas de custo e previsão de caixa.
— O fazendeiro tem que entender que a pecuária de corte tem que ser tocada como uma empresa e como o objetivo de toda empresa é dar lucro, então tem que haver um planejamento, estratégias e metas. Ele precisa se profissionalizar porque cada vez mais ele está perdendo terreno. O pecuarista está bem atrasado em relação à agricultura. A agricultura está uns 50 anos mais avançada do que a pecuária — alerta Andrade.
Ele explica que o segredo é planejar e anotar tudo. O pecuarista precisa prever quais serão os serviços oferecidos na fazenda naquele ano e qual deve ser a previsão de caixa, ou seja, qual mercado que ele vai vender. Precisa estar sempre atento a tudo que está acontecendo na propriedade, com os trabalhadores e com os animais, e tentar aumentar a produtividade da fazenda.
— Na pecuária de corte, a maioria dos animais é mantida exclusivamente a pasto. O que o produtor tem que fazer é oferecer um bom pasto para o animal. Isso depende dele fazer bem a correção do solo, fazer corretamente a adubação, intensificar a produção intensificando a carga animal, e depois ele deve fazer o manejo de acordo com a exigência de cada categoria. Nem todo animal tem a mesma exigência alimentar, ele precisa separar os animais em categorias — destaca o especialista.
Como o maior gasto é com a nutrição, o produtor deve demandar