A Cal
Plasticidade: facilidade de aplicação da argamassa. Com maiores deformações sem fissuração.
Retenção de água: Evita a perda excessiva da água de amassamento da argamassa, para os blocos ou tijolos; e prolonga o tempo do estado plástico da argamassa fresca, aumentando a produtividade do pedreiro.
Incorporação de areia: É a facilidade da pasta de cal hidratada tem em envolver e recobrir os grãos do agregado e, conseqüentemente, unir os mesmos; Cales com alta plasticidade e alta retenção de água têm maior capacidade de incorporar areia.
Endurecimento: se dar com a recarbonatação da cal hidratada pela absorção do CO2 presente na atmosfera; Espessuras do revestimento de argamassa acima de 20mm podem prejudicar o processo de recarbonatação da mesma, reduzindo a aderência do revestimento.
Capacidade de absorver deformações da base após o endurecimento: Indesejável Variação volumétrica; É de grande importância quando aplicada em paredes ou lajes muito solicitadas.
Resistência à compressão: A cal hidratada contribui muito pouco na resistência à compressão das argamassas.
Finura: Partículas muito finas(m) dão maior plasticidade, trabalhabilidade, retenção de água; Partículas>0,075mm (grandes)indícios de hidratação incompleta.
Pinturas com cal(caiação): Vantagens: Cor extremamente branca;
Opacidade de seus elementos; Adensamento provocado pela carbonatação; Baixo custo; Alta reflexibilidade; Pintura permeável a passagem de CO2; Ambiente acéptico.
Argamassa de cal: Vantagens: Estado fresco-Maior plasticidadeMelhor trabalhabilidadeMaior produtividade na execução; Maior retenção de água. Estado endurecido- Capacidade de absorver as deformaçõesbaixo módulo de deformação; Menor retraçãomenor variação dimensional; Isolamento térmico, acústico; Economia.
Ciclo: se inicia com a calcinação(eliminação do CO2) dos carbonatos presente na matéria prima(calcário e dolomito) a altas temperaturas(acumulo de energia) dando origem aos óxidos(cal virgem). Em seguida