A Cadeia De Suprimentos
A integração da industria calçadista
A competição entre as empresas vêm tornando cada vez maior o desafio para gestão empresarial. A partir da década de 90 o chamado processo de globalização expandiu significadamente em muitos setores industriais tiveram que adequar o processo produtivo ao novo mercado, com produtos que atendessem as exigências do mercado com produtos customizados com preços competitivos e aumento no nível de serviço, com isso veio a customização em massa (MASS CUSTOMIZATION) que visa compatibilizar as vantagens de produção em massa e da produção customizada é a nova perspectiva a ser atengida (SU,2004).
Nesse contexto a gestão da cadeia de suprimentos (SUPPLY CHAIM MANAGEMENTE – SCM) tem sido reconhecida gradativamente como a atividade de integração dos processos chave de negocio por meio da cadeia de suprimentos (CAMBERT, COOPER, 2000, CROSTON, GARCIA – DARTUGUE, CAMBERT 2001, VICKERY ET AL 2003)
Segundo Daveport (1994) as atividades empresariais devem ser vistos não em termos de funções ou departamentos mas sim em termos de ¨processos - chave¨ , no âmbito de uma organização.
Por sua vez a indústria calçadista mundial tem se dividido entre dois extremos, segundo COSTA (2002) de um lado a consolidação da China em produzir e exportar pradutos de 1º preço e do outro lado a Ítalia, com produtos com disegner e grande capacidade de criação e grande valor agregado.
No Brasil a indústria calçadista representa um setor de destaque no ranking de exportações brasileiras ocupando a 11º colocação, segundo a secretária do comercio exterior do ministério do desenvolvimento industria e comercio – SECEX MDIC (2006).
A industria calçadista de Franca- SP sempre foi muito bem representada neste setor com produção anual com cerca de 37 milhões de pares e formada por cerca de 760 empresas, conforme dados do sindicato das industrias de calçados de Franca – SINDFRANCA (2006).
A cadeia de suprimentos e essencial nesse sistema que vissa melhorar