A cabeça bem feita
Data: 24 de setembro de 2012
Sala:302-B
1) Quando ocorreu a Introdução da disciplina ‘’Sociologia Jurídica’’ nos cursos de Direito? Por quê?
Ocorreu na década de 60 e 80, porque o Jurista e o doutrinados viram que os estudantes precisavam sair da teoria e ir pro lado empírico. Na medida em que na faculdade de Direito encontravam-se fechadas á pesquisas Jurídica, sejam elas cientifica ou não, o Pais começa a criar outros órgãos geradores do conhecimento Jurídico.
2 ) Porque a mudança do paradigma profissional/educacional? Justifique.
Um dos principais objetivos era tentar substituir a razão Jurídica Juridiscista, Política e reducionista, que apreende o Direito como um discurso punitivo e moralmente condenado, por um discurso eminentemente crítico e capaz de levar o Direito e o Estado a serem entendidos como elementos a um só tempo constituintes e constituídos pela relação social e por fatores econômicos. Em seguida, esses professores passaram a propor práticas políticas, instituições Jurídicas e formas de pensar capazes de encarnar valores de inclusão social e de oferecer alternativas minimamente viáveis nos meios legislativos e judiciais.
3) O que é pesquisa mo/do Direito? O que representa?
A pesquisa no campo do Direito aumenta a capacitação do aluno a maior discussões sobre temas sociais dos alunos com instituições na execução do Direito.
4) Quem é o pesquisador Jurídico? O que faz?
O pesquisador Jurídico pode ser um sociólogo, como também um Jurista. Os sociólogos estudam os fenômenos resultantes das relações sociais que se estabelecem entre indivíduos e/ou grupos . Eles buscam perceber a realidade social analisando os mecanismos de relacionamento humano e as formas de organização social. Procuram, de seguida, enquadrar o fenômeno no seu contexto social, ou seja, compreender todos os fatores que possam explicar esse fenômeno. Deste modo, um dos procedimentos básicos dos sociólogos no