A brincadeira como meio de desenvolvimento
A BRINCADEIRA COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO
Projeto elaborado por exigência da disciplina de Observação Orientada como parte do curso de Serviço Social da Universidade Paulista- UNIP
São Paulo
2013
Justificativa: Este projeto foi elaborado por exigência da disciplina Observação Orientado, frequentada pela autora como parte do curso de Serviço Social da Universidade Paulista – UNIP., o projeto foi elaborado após observação da demanda dos atendidos pelo Centro para Crianças e Adolescentes. A unidade está situada em um bairro com grandes índices de carência, através da observação percebi a necessidade e a importância do brincar no processo sócio educativo, então afim de facilitar o desenvolvimento através do lúdico apresento o projeto onde as crianças e adolescentes criam seus brinquedos, desenvolvendo assim sua parte cognitiva e motora e ao mesmo tempo divertindo-os.
Problematização teórico-histórica: Através da brincadeira o processo de socialização da criança/adolescente transcorre com mais facilidade, assimilam e aceitam as diferenças e regras, controlando suas ações , em consequência criam vínculos com os demais do grupo gerando novas experiências, potencializando aptidões e habilidades.
Objetivo geral: Favorecer o fortalecimento dos vínculos e a integração entre as crianças e adolescentes, resgatando valores e ampliando sua trocas culturais, incentivando a participação, desenvolvimento sócio cultural e consciência sustentável.
Objetivos específicos:
- Desenvolver habilidades artísticas e manuais;
- Incentivar a criatividade;
- Através de atividades lúdicas socializar o grupo e trabalhar regras de convivência em sociedade;
- Usar material reciclado para transformar em brinquedo;
Procedimentos Operacionais:
A Instituição disponibilizou material para o desenvolvimento das atividades, a equipe funcional se mobilizou a fim de envolver a todos nas atividades propostas.