Efeitos causados pela corrente eletrica
São cinco os principais efeitos causados pela corrente elétrica passando por um condutor e eles variam de acordo com a intensidade e o próprio condutor. São eles: fisiológico, térmico, químico, magnético e luminoso.
Efeito fisiológico: acontece quando acontece a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Essa atua no sistema nervoso fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, dessa forma dizemos que aconteceu um choque elétrico. A condição básica para que aconteça um choque elétrico é provocar uma diferença de potencial.
Efeito térmico: é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Ao receberem energia, os átomos vibram mais intensamente. Quando maior for a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor. Nessas condições observa-se, externamente, o aquecimento do condutor. A passagem da corrente elétrica por "resistência" provoca o efeito térmico ou efeito Joule que aquece o condutor. Qualquer condutor sofre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente elétrica. Nos condutores se processa a transformação da energia elétrica em energia térmica. Esse efeito é a base de funcionamento dos aquecedores elétricos, chuveiros elétricos, secadores da cabelo, lâmpadas térmicas, etc.
Efeito químico: O efeito químico corresponde a certas reações químicas que ocorrem quando a corrente elétrica atravessa as soluções eletrolíticas. É muito aplicado, por exemplo, no recobrimento de matais (niquelação, cromação, prateação, etc). Uma solução eletrolítica sofre decomposição, quando é atravessada por uma corrente elétrica. É a eletrólise. Corresponde aos fenômenos elétricos nas estruturas moleculares, objeto de estudo da eletroquímica. A exploração desse efeito é utilizada nas pilhas, na eletrólise.
Efeito magnético: O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em