Qualidade da energia
O conceito de qualidade de energia esta relacionado a um conjunto de alterações que podem ocorrer no sistema elétrico. Uma boa definição para o problema de qualidade de energia é: ”Qualquer problema de energia manifestado na tensão ou corrente ou nas variações de freqüência que resulte em falha ou má operação de equipamentos de consumidores”. Tais alterações podem ocorrer em varias partes do sistema de energia, seja nas instalações de consumidores ou no sistema supridor da concessionária. No ano 1960 a potencia consumida nos o EUA era da ordem 182 (GW) e as cargas eletrônicas 3%, no ano 2000 a potência consumida aumentou para 210 (GW) e as cargas eletrônicas atingiram o patamar de 56%.
Estes problemas vem se agravando rapidamente em todo mundo por diversas razões, das quais destacamos duas: • Instalação cada vez maior de cargas não-lineares. O crescente interesse pela racionalização e conservação de energia elétrica tem aumentado o uso de equipamentos que, em muitos casos, aumentam os níveis de distorções harmônicas podem levar o sistema a condições de ressonância. • Maior sensibilidade dos equipamentos instalados aos efeitos dos fenômenos (distúrbios) de qualidade de energia. Em alguns ramos de atividade, atividade, como as indústrias têxtil, siderúrgica e petroquímica, os impactos econômicos da qualidade de energia são enormes.
Nestes setores, uma interrupção elétrica de até 1 minuto pode ocasionar prejuízos de até US$ 500 mil. E diante deste potencial de prejuízos possíveis, fica evidente a importância de uma analise e diagnostico da qualidade de energia, no intuito de determinar as causas e as conseqüências dos distúrbios no sistema, alem de apresentar medidas técnicas e economicamente viáveis para solucionar o problema.
2. NORMAS E ORGANIZAÇÕES RELACIONADAS COM A QUALIDADE DE ENERGIA. A Europa e região do