Qualidade de energia
A eletricidade é classificada como um produto. Existe apenas por um instante em um determinado ponto de entrega e surge no mesmo momento em que está sendo usado. Sua qualidade depende dos elementos que participam da produção, e da forma como está sendo usada. A qualidade deste produto é fundamental para o usuário e para o “produtor” que visa sempre custos menores de produção com qualidade superior.
Qualidade
Qualidade de fornecimento de energia elétrica é uma função de sua compatibilidade enquanto fonte de energia, com o equipamento elétrico. Esta qualidade pode ser dividida, de uma forma macro, em duas: 1) Continuidade do fornecimento, ou ausência de interrupção. 2) Nível de Tensão: Grau em que a tensão é mantida dentro de uma determinada faixa especificada.
Qualidade
Os acadêmicos e especialistas classificam os itens de qualidade ("distúrbios") conforme segue: TRANSITÓRIOS, dos tipos impulsivos ou oscilatórios. VARIAÇÕES DE TENSÃO DE CURTA DURAÇÃO, que podem ser instantâneas, momentâneas ou temporárias. VARIAÇÕES DE TENSÃO DE LONGA DURAÇÃO, que podem ser de três tipos: interrupções, subtensões ou sobretensões sustentadas. DESEQUILÍBRIOS DE TENSÃO, causados por má distribuição de cargas monofásicas, e que fazem surgir no circuito tensões de seqüêncianegativa. DISTORÇÕES DA FORMA DE ONDA, que podem ser classificadas em cinco tipos: nível CC, harmônicos, interharmônicos, "notching", e ruídos. OSCILAÇÕES DE TENSÃO, que são variações sistemáticas dos valores eficazes da tensão de suprimento (dentro da faixa compreendida entre 0,95e 1,05 pu), e que podem ser aleatórias, repetitivas ou esporádicas. VARIAÇÕES DA FREQUÊNCIA DO SISTEMA, que são definidas como sendo desvios no valor da freqüência fundamental deste sistema (50 ou 60Hz).
Qualidade
Dentro desta qualidade alguns parâmetros são de grande importância e devem ser controlados. SAG, SWEL, FLICKER, HARMÔNICAS entre outros.
SAG
ma queda de