Inclusão e exclusão digital
Inclusão Digital no Brasil. Planos do governo para a Inclusão Digital. CDI.
Exclusão Digital.
• Causas da Exclusão Digital
Estatísticas Globais.
Situação nos países desenvolvidos. Situação nos países em desenvolvimento
Apartheid Digital
• Diminuição do Apartheid Digital.
Referências
-> O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. -> O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná-las a usar Windows e pacotes de escritório. -> A inclusão digital é um sinônimo de cidadania, pois viabiliza que cidadãos das classes menos favorecidas tenham oportunidades de acesso a sistemas de informação.
O Brasil avançou 5 posições e agora ocupa a 56ª colocação em um levantamento do Fórum Econômico Mundial, em ranking de TI. A Suécia continua na liderança do ranking, seguida por Cingapura, Finlândia, Suíça e Estados Unidos. Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil ficou atrás de Barbados, Chile, Porto Rico, Uruguai e Costa Rica no ranking geral do estudo. Por outro lado, superou Colômbia, Panamá, México, Peru e Argentina. O Brasil tem condições de superar esse atraso e as vicissitudes existentes. Todavia, para que isso de fato ocorra, é preciso começar a fazê-lo hoje, ou melhor, ontem.
Alguns dos principais projetos de inclusão digital atuantes no país são: -> Projeto Computadores para Inclusão -> Computador para Todos -> GESAC
Projeto Computadores para Inclusão
Computador para Todos
GESAC
Comitê para a Democratização da Informática
Fundador:
• Rodrigo Baggio.
Local:
• Rio de Janeiro. 1995.
Quando:
•
Tema: • Em prol do uso da tecnologia como ferramenta para combater as desigualdades sociais. Objetivo. :
• Combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais.