Inclusão e Exclusão Digital
Inclusão/Exclusão social.
O esporte como tudo, tem dois lados, apesar de ser uma forma de entretenimento também é encarado como negócio por alguns, e como tal um negócio visa o lucro, e a partir disso cria-se o esporte competitivo. O esporte competitivo não tem espaço pra todos, apenas para os melhores e mais aptos. Ligado a isso temos os esportes que excluem os fisicamente aptos, por exemplo, uma pessoa de baixa estatura dificilmente conseguirá jogar Vôlei ou Basquete. Esse é o primeiro ponto de exclusão social no esporte.
O segundo ponto, trata dos esporte de alto custo, (Tênis, Golfe, Automobilismo, Hipismo). Esses esportes são caros e poucas pessoas tem oportunidade de pratica-los, isso cria uma divisão social no esporte, excluindo os menos favorecidos financeiramente.
Falando da inclusão, o esporte também pode ser democrático, por exemplo existem diversos programas sociais que se focam no esporte como forma de ajudar crianças e jovens carentes. A ideia de tirar esses jovens das ruas levando eles para lugares onde possam praticar um esporte, de forma saudável e adaptando as regras pra que todos possam participar e se divertir sem que ninguém seja excluído.
Um lugar onde existe partes de inclusão e de exclusão é a escola. Se as regras forem adaptadas é possível encaixar todos, mas quando existem jogos de cunho competitivo, jogos entre classes ou entre diferentes escolas, a exclusão aparece de novo.
Obviamente o esporte não apenas excluí ou incluí as pessoas no meio social, ele pode fazer ambos, dependendo da forma como e onde é utilizado, até mesmo o esporte competitivo pode fazer com que pessoas sejam incluídas, quando passam a torcer elas são inseridas num meio social, o que também é saudável, mas nesse mesmo aspecto temos o lado onde uma pessoa que torça para um lado diferente é excluída. Penso que o objetivo final seja fazer com que a inclusão tenha um saldo maior que a exclusão no fim das contas, e acho praticamente impossível que