Brinquedoteca
PEDAGOGIA
rosilene ferreira de oliveira
trabalho interdisciplinar iNDIVIDUAL
BRINQUEDOTECA
Castanhal-PA
2013
rosilene ferreira de oliveira
trabalho interdisciplinar iNDIVIDUAL
BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média para o quarto semestre na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Profas: Rosely Montagnini, Edilaine Vagula, Raquel Franco, Laura Célia Cabral Cava.
Tutora eletrônica: Vanessa Camargo Rocha
Tutor (a) de sala: Márcio Rivela
Castanhal-PA
2013
INTRODUÇÃO
Quando falamos em crianças a primeira coisa que vem a mente que associamos é brincadeira, o ato de brincar. Estamos aprendendo com o curso de pedagogia que brincar não é apenas um passa-tempo mais está passando a ser visto como uma estratégia para o desenvolvimento da criança, com o ensino desde os primeiros anos de vida escolar, trabalhando aprendizagem através das brincadeiras (lúdico). A brincadeira é um comportamento presente em todas as culturas cada qual com suas especificidades.
(PREDROSA, 2005) Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimentos, expressa emoções e manifesta sentimentos e significa para si a cultura que está inserida.
Pesquisar sobre esse comportamento tão complexo e tão básico ao ser humano, tem se demonstrado um desafio para as áreas do conhecimento pedagógico. Todavia já é possível conhecer e propor atuações condizentes a atender as necessidades de espaços ao brincar infantil.
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre brincar e brincadeira.
VYGOTSKY (1991) entende-se a brincadeira como meio pelo qual a criança supre algumas de suas necessidades, sendo também um meio de aprendizado do desenvolvimento da imaginação, da compreensão da realidade, do domínio de regras e da construção de uma situação imaginária base para o pensamento