A base da liderança
Existem mitos de que os lideres são natos e não feitos, que a liderança é uma habilidade rara, e que os líderes são carismáticos e só existem na cúpula da organização. Habilidade até ajuda, mas não é tudo. Um líder precisa de desenvolver o carisma, ter habilidades interpessoais refinadas, objetividade e senso agudo de prioridade, integridade, coerência e confiabilidade. Precisa ainda ter percepção do papel de liderança, alto envolvimento no que faz e geração de sentimentos positivos nos outros. O processo de desenvolvimento de carisma deve começar com auto-exame franco e honesto.
A base da liderança é a energia constante que o líder deve ter, uma visão clara do negócio da empresa, capacidade de comunicar de forma cristalina, envolvimento pessoal em ações críticas do cotidiano. O líder deve canalizar a energia de todos, fixar metas desafiadoras, criar e manter de um bom ambiente de trabalho.
Com tudo isto o líder consegue como resultado os uma liderança eficaz, pessoas sentindo mais valorizadas e a aprendizagem e competência valorizadas na empresa. As pessoas da sua equipe sentem-se parte de um todo e o trabalho fica entusiasmante.
Virtudes e competências que definem liderança
O bom líder deve ter as seguintes virtudes:
Integridade, Dedicação, Crença, comprometimento intenso e permanente, Ser nobre de mente e de coração, ter generosidade e ficar acima de revanches e ressentimentos. Disposição, ouvir e compreender profundamente antes de julgar.
quatro competências presentes em todos os líderes
·Gerenciamento da atenção: Líderes atraem para si próprios a atenção de outras pessoas porque criam um foco de comprometimento. A primeira competência é a habilidade de catalisar as atenções dos colaboradores por meio de uma visão inspiradora. Líderes gerenciam a atenção de todos mediante:
VISÃO =--> FOCO =--> ATENÇÃO =--> AÇÃO
·Gerenciamento do significado: A segunda competência básica da liderança é a habilidade de