O início da sociologia e seu desenvolvimento com augusto comte
André Gustavo Silva Braga - Mat. 376710
Professor-Tutor Externo Sâmela Baldez
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia (Ped. 0347) – Prática do Módulo II
06/12/2011
RESUMO
A pesquisa apresenta em seu âmago as origens da ciência que estuda a organização, estrutura e funcionamento da vida social, dos grupos e da sociedade - a Sociologia. É enfatizada a importância dos estudos de Augusto Comte, responsável por sistematizar os conhecimentos nessa área, elevando-a ao status de Ciência. A pesquisa foi desenvolvida em grupo e a tipologia escolhida foi prática simulada.
Palavras-chave: Sociologia, origens, fundamentos, desenvolvimento científico.
1 INTRODUÇÃO
A Sociologia teve seu manancial no século XIX, período marcado por grandes transformações no campo industrial, econômico, filosófico e, conseguintemente refletindo na sociedade.
No aspecto de produção houve a chamada Revolução Industrial com o uso das máquinas, mecanização dos processos produtivos e divisão em etapas onde cada operário era responsável por uma fração na elaboração dos produtos. Pessoas deslocavam-se do campo para a cidade na esperança de trabalho que lhes proporcionasse melhoria, porém sem o planejamento adequado, a nova classe operária padece sem condições dignas de trabalho, culminando em desemprego, fome alcoolismo e prostituição.
Paralelo a esses eventos, porém na perspectiva econômica, constatou-se também no século XIX a mudança do capitalismo comercial para o industrial. Concomitante a esses episódios, mas no campo filosófico, observam-se as explicações racionais, frutos do Iluminismo, em contraponto ao pensamento religioso medieval. Nesse período já existiam outras ciências, mas não alcançavam as demandas como objeto de estudo nas relações sociais apresentadas naquele contexto. Surge então o embrião da Sociologia com os