A avaliação
A melhor forma é a observação e registrar o que deve ser trabalhado, as avaliações tradicionais são muita das vezes como bússola para alguns professores, mas na verdade existem alunos que no dia da prova não está bem, então o que fazer com essa avaliação?
Assim, no que se refere ao aspecto didático, segundo HAYDT (1995), planejar é:
*Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos);
*Refletir sobre os recursos disponíveis;
*Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para a clientela em questão;
*Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuídos ao longo do tempo disponível para o seu desenvolvimento;
*Prever e organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento..
A avaliação deve ser vista como uma possibilidade de entendimento do outro, pois como podemos aplicar um conteúdo se não sabemos a sua realidade, sua linguagem, seu desenvolvimento. Conhecer o outro se faz necessário numa interação de conhecimentos. A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e constante no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem.
" Avaliar é, basicamente, comprovar se os resultados foram alcançados, ou melhor dizendo, verificar até que ponto as metas previstas foram atingidas" ( Haydt, 1997)
Modalidades de avaliação
Avaliação Diagnóstica - é o momento em que o professor irá realizar uma sondagem, ou seja, dectar qual os conhecimentos prévios de seus alunos sobre os conteúdos a serem abordados.
Avaliação Formativa - Tem por finalidade proporcionar o feed back ( retroalimentação para ambos), proporciona ao docente