justificação de plano de aula
No desenvolvimento deste plano de aula de 4º ano turma A, tivemos em conta o modelo da Educação de aventura. Este modelo dá ênfase ao valor do "processo" dos alunos numa actividade física, tal como uma actividade cooperativa, um problema de iniciativa, ou uma tarefa de desafio, que não dê ênfase ao resultado da actividade. Neste ponto pretendemos desenvolver as seguintes competências nos alunos: cooperação, risco, resolução de problemas, desafio e confiança. Este será dividido em parte inicial, fundamental e final. Nesta abordagem centrada no aluno, o Professor tenta desenvolver a interdependência do aluno através de tarefas colaborativas e com definição de objectivos pessoais. Tendo como objectivo uma reflexão final do que aconteceu e para que serviu a actividade à qual foram sujeitos, enaltecendo as competências e valores que foram trabalhados. Nesta reflexão e generalização da actividade, o objetivo é de observar as atividades para que os alunos se concentrem em questões relevantes decorrentes da experiência, aumentar a o seu espírito auto-crítica, refletir verbalmente ao analisar a experiência, e promover a integração do que é aprendido pelos estudantes para aplicar noutras situações. Consequentemente, para que a experiencia seja proveitosa, o aluno deve ser capaz de fazer um “transferring” ou aplicação em situações da vida quotidiana, de aprendizagens que adquiriu em situações especificas da Educação Física.
Parte inicial;
Preleção consiste em dar a conhecer aos alunos o que vão realizar nesta aula de 60 min, tendo em conta os objectivos (competências a desenvolver) estipulados no plano.
Aquecimento (jogo do pescador), neste exercício pretendemos dar ênfase à cooperação entre os alunos “pescadores”, de forma a que consigam apanhar todos os outros colegas. Pretende-se que os alunos, por opção própria, criem estratégias que identificam como as mais adequadas para obter êxito (resolução de problemas). Por sua vez os que fogem,