A avaliação mediando a aprendizagem
Jucélia da Silva1
Regiane Farren1
Isabel Cristina Neves2
RESUMO: O presente trabalho tem como foco a avaliação da aprendizagem como uma das etapas do processo ensino-aprendizagem, enfatizando os diferentes pontos de vista dos estudiosos sobre o assunto. A avaliação é vista por muitos educadores como a etapa final no processo ensino-aprendizagem, e para estes ela serve apenas para atribuir valores e verificar se o educando está apto para avançar para a série seguinte, ou se há a necessidade de retê-lo na série em que está.
Palavras chave: ensino-aprendizagem, avaliação, mediação.
INTRODUÇÃO
A pesquisa sobre a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem está formando novas teorias responsáveis por abrir as portas para que o professor e o aluno estabeleçam uma ponte entre os conteúdos trabalhados e os objetivos propostos, levando-se sempre em consideração tanto as práticas avaliativas formais, quanto as informais que fazem parte do dia a dia escolar, Freitas cita que o caráter formal da avaliação é quando o professor faz uma chamada, prova, etc...e informal quando dispara publicamente uma crítica ao aluno durante uma conversa. (FREITAS, 2001, p.6)
O interesse pelo assunto surge quando reflete-se sobre a expectativa da sociedade ao que reserva às instituições escolares o poder de conferir notas e certificados que, supostamente, ostentam o conhecimento ou a capacidade do indivíduo, o que torna imensa a responsabilidade de quem avalia.
O conceito de avaliação pode sofrer variações de acordo com diferentes pontos de vista. Em um dicionário comum, poderemos dizer que avaliar é “determinar um valor, a importância de algo”. (AURÉLIO). Mas, para a presente pesquisa, buscamos em de Luckesi (1999) seu conceito que afirma
O termo avaliar tem sua origem no latim provindo da composição “a-valeré”, que quer dizer “dar valor a...”. Porém o conceito de “avaliação” é formulado a partir das determinações da conduta de