MMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Antes disso, preparamos os estudantes quanto a procedimentos de pesquisa, apresentando espaços para investigação, orientando formas de tratamento de informação, como a utilização de fichamentos, dentre outros.
Nesses dias, por exemplo, estamos estudando resenhas críticas e para isso recomendamos as seguintes ações:
+ Realizar fichamento de textos sobre resenha crítica, organizando-as por categorias (palavras-chave) e tecendo comentários;
+ Enviar fichamentos para e-mail do professor, visando a oganização das citações em quadro comparativo.
Com os textos enviados pelos estudantes, organizamos o quadro comparativo e propomos a análise deste em plenário. Consideramos que neste momento podemos, ao mesmo tempo, exercitar a prática de fichamentos; ter uma visão conjunta das idéias dos autores sobre vários aspectos de um tema e dialogar com eles; estudar resenha crítica; estimular a troca de idéias no grupo, favorecendo a aprendizagem colaborativa.
No primeiro encontro vimos como o trabalho de pesquisa desenvolvido em duplas colaborou com uma rica coleta de informações e até pontuamos que se o mesmo trabalho tivesse sido realizado individualmente, provavelmente não teria ficado tão bom.
Outro aspecto que observamos foi que os trabalhos de fichamento não se destinaram apenas ao estudo individual ou para a avaliação do professor, tendo em vista a aferição de nota. Sabemos que a avaliação somativa é importante, no entanto, vemos isso como uma consequência porque compreendemos que mais relevante é o que nós e nossos estudantes aprendem significativamente. Por isso é que acreditamos que devemos também trabalhar com a avaliação diagnóstica e formativa.
Nossa sugestão, nessa perspectiva, é que trabalhos recomendados nas escolas e universidades, tais como