A autuação pedagogica do docente
Atualmente, a idéia de que apenas o professor transmite saberes está ultrapassada. Afinal, hoje temos a internet, que nos fornece incontáveis informações, sobre qualquer assunto a ser pesquisado. Este canal possibilita uma visão global, ou melhor, diversas visões sobre determinado assunto. Porém o professor é essencial, pois ele direcionará este aprendizado da maneira correta.
Apesar da internet nos possibilitar um acesso praticamente irrestrito às novidades do mundo, é necessário que se tenha critério para digerir tais conteúdos. Do que adianta um vasto material, com diversos posicionamentos se não temos uma posição bem definida diante deles? A forma como compreendemos aquilo que lemos é essencial para o bom proveito da informação.
No mundo virtual, é possível conhecer a posição doutrinária de diversos juristas, tanto brasileiros como estrangeiros. Este acesso é bastante facilitado para todos nos dias atuais, se comparado às décadas passadas. Porém, é o docente quem vai explicar estes posicionamentos da maneira correta, para que o aluno entenda o que está lendo e, por que não, assuma uma posição.
O discente precisa entender o direito para que compreenda suas pesquisas, e é o professor quem proporcionará isso. Para tanto, o docente deverá estar atualizado, para que possa fornecer os subsídios para este aprendizado. O novo aluno, com este amplo acesso virtual, está quem informações bastante atualizadas, obrigando assim, que o mestre dos tempos atuais mantenha-se sempre conectado para que acompanhe as novas informações.
Se ambos os lados trabalharem juntos, com o mesmo objeto de absorver as novas e diversas informações que estão facilmente à disposição de todos, o resultado será bastante positivo. Todos tem a ganhar com estas facilidades.
Além dos diversos posicionamentos nacionais, o acesso a doutrinas internacionais é vasto. Desta forma, os docentes poderão se informar de maneira