Relat rio Final PP II 2007
As Práticas Pedagógicas na Universidade Pedagógica, são actividades curriculares dos planos de formação inicial do professor. Ela destina-se a aproximar o futuro professor a situações reais do processo de ensino e aprendizagem. Não só visam contribuir para a formação do futuro professor na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, mas também atribuem ao professor habilidades de gestão do currículo escolar.
Estas tem como objectivo geral, proporcionar a aquisição de habilidades e competências que possibilitem a intervenção, a investigação e a prática de projectos pedagógicos e objectivos específicos: contribuir com as suas actividades para a formação de um professor que saiba ser autónomo, que saiba diferenciar o ensino e aprendizagem e gerir de forma adequada as várias situações de ensino e aprendizagem.
Esta constitui a 2ª fase das Práticas Pedagógicas II, que decorreu em duas fases distintas nomeadamente, a observação directa das aulas, realização de micro aulas (simulação de aulas) e a segunda fase, que consistiu na análise dos programas de ensino da 8ª, 9ª e 10ª Classes.
Durante a realização das Práticas Pedagógicas II, tivemos como problemas iniciais, o reduzido número de aulas assistidas, isto motivado pelo início tardio das actividades destas na escola e a falta de uma sala fixa para o 1º C3 do curso de contabilidade, o que de certa maneira contribuiu negativamente para o processo.
Na realização das Práticas Pedagógicas, usei como métodos a observação directa, que constiu na observação, interpretração de dados referentes aos programas de esnino e entrevistas com os supervisores e tutor. O relatório possui introdução, desenvolvimento, conclusão, recomendações, apêndices, anexos bibliografia.
CAPÍTULO I
1.1. ACTIVIDADE DO ALUNO E DO PROFESSOR
O trabalho docente é uma actividade que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem, pelo processo de transmissão-assimilação activa de conhecimentos realizando a tarefa de