A atenção na aprendizagem
Rudiney Roza Dias de Oliveira
RESUMO
A atenção na psicologia da educação diz respeito à capacidade de prestar atenção em algo, ou seja, o cérebro direcionando seletivamente os recursos de processamento de informação ao mesmo tempo em que está deixando de perceber os demais estímulos à sua volta. Nota-se que há uma necessidade de conhecer este mecanismo tão importante para o desenvolvimento da aprendizagem.
Palavra – chaves: Atenção; Criança; Aprendizagem
1 – INTRODUÇÃO
Em qualquer idade ou nível de escolaridade, o ser humano precisa estar praticando, mesmo que inconscientemente, uma atividade mental indispensável para um melhor rendimento na aprendizagem de qualquer natureza, a atenção, já que pode ser definida como “aplicar o espírito fixamente em algo; aplicação; cuidado; concentração”.
Assim, tencionando refletir sobre o tema “Desenvolvimento do processo de atenção”, no que concerne à Psicologia da Educação e Aprendizagem, tomaremos como referências a leitura dos pressupostos teóricos dos autores: Castro, Ballone, Ladewig (2000), Silva (2006), dentre outros que colaboram para uma compreensão efetiva da habilidade de Atenção no ser humano..
2 – DEFINIÇÃO DE ATENÇÃO
A atenção é uma atitude mental, uma modalidade da vida psíquica. Não há fenômeno mental em que não intorvenha. Sentindo, percebendo, imaginando ou raciocinando, há sempre a colaboração maior ou menor da atenção, que juntamente com a memória, constitui, talvez, a propriedade mais importante do nosso psiquismo e no processo de aprendizagem.
Segundo Silva (2006, p 65)
A atenção, como um processo psicologico, tem como função básica selecionar quais estímulos fornecidos pelo meio vão ser apropriados pelo ser humano. Isto é, em toda a sua vida está presente um processo pelo qual o indivíduo seleciona as informações sobre as quais vai interagir.
Não é uma função autônoma ou um mecanismo primário, elementar. É