Resumo o livro a meta
Existe mais de uma maneira de expressar a meta: "ganhar dinheiro".
Posso dizer que a meta é aumentar o lucro líquido aumentando simultaneamente o Retorno Sobre o Investimento, e o fluxo de caixa.
Essas são medidas convencionais não servem muito para as operações diárias da organização de produção.
As medidas que expressam a meta de ganhar dinheiro muito bem, mas também permitem que você desenvolva regras operacionais para dirigir sua fábrica, são três. Seus nomes são: ganho, inventário e despesa operacional.
Ganho: é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas.
Se você produzir alguma coisa, mas não vendê-la, isso não é ganho.
Se quiser mudar uma delas, terá que mudar pelo menos uma das outras também.
O Inventário: é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender.
Despesa operacional: Despesa operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.
Obs.: As eficiências aumentavam porque os robôs não paravam de trabalhar, e para manter o ritmo das crescentes eficiências, o Gerente de Materiais liberava muita Matéria Prima para que houvesse trabalho na fábrica, sendo q nem era necessário, pois com o essa atitude os inventários estavam “saindo pelo teto”, o q gera mais despesas operacional para a conservação dos estoques.
Uma fábrica balanceada é uma fábrica onde a capacidade de todos os recursos é equilibrada exatamente com a demanda
Porém quanto mais próximo você chega de uma fábrica balanceada, mais próximo se está da falência.
Pois quando a capacidade é diminuída exatamente até a demanda do mercado, nem mais nem menos, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto. E, como o inventário aumenta, o custo de manter o inventário - que é despesa operacional - sobe. Então é discutível se você pode mesmo executar a redução planejada na despesa operacional total, na medida em que esperava melhorar.
Isso ocorre por causa da combinação entre dois