Farmacia
O pâncreas sempre foi considerado um órgão enigmático, que realiza múltiplas e complexas funções. O conhecimento da sua anatomia e fisiologia foi, e continua a ser ainda hoje, um processo lento e difícil.
O pâncreas é um órgão glandular que apresenta uma forma alongada e cónica e está situado transversalmente na parte superior da cavidade abdominal. É possível distinguir três segmentos distintos no pâncreas: a cabeça, que corresponde a porção mais larga, orientada para a direita e adjacente ao duodeno , para onde desagua as suas secreções digestivas; o corpo, que corresponde à porção central e mais extensa, a qual cruza a cavidade abdominal até à esquerda, por trás do estômago e à frente da coluna vertebral; a cauda, que corresponde à porção mais fina e estreita, prolonga-se até à parte esquerda do abdómen, próximo do baço.
O pâncreas tem uma dupla função: por um lado, o pâncreas exócrino encarrega-se do fabrico e envio de enzimas digestivas para o intestino delgado; por outro lado, o pâncreas endócrino é o responsável pela elaboração e secreção das hormonas insulina e glucagon para o sangue.
Anatomia microscópica
Ilhéus de Langerhans
A maior parte do pâncreas é constituída pelas células acinosas que segregam os enzimas pancreáticos. Disseminados entre as células acinosas encontram-se os ilhéus de Langerhans que produzem as hormonas e constituem a unidade funcional do pâncreas endócrino.
Correspondem apenas a 1% do pâncreas.
Estão rodeados por uma membrana em contacto com capilares.
Os ilhéus são rodeados por terminações nervosas, simpáticas e parasimpaticas
Esta dupla actividade reflecte-se na anatomia do órgão, pois o pâncreas endócrino é composto por uma série de microscópicos grupos de células, os ilhéus de Langerhans, distribuídos por todo o órgão, embora principalmente na cauda, rodeados de acumulações de tecido pancreático responsáveis pelo fabrico das enzimas digestivas, os ácinos pancreáticos.
Os ilhéus