Sustentabilidade
Hoje em dia todos nós já ouvimos falar sobre Sustentabilidade, Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Podemos dizer que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
É um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Resumindo é o consumo consciente dos recursos naturais ou industrializados de uma maneira de não agredir o meio ambiente e a sociedade.
Na sustentabilidade ambiental podemos citar medidas que estão no centro da questão: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.
A sustentabilidade pode fazer parte de qualquer empresa, de qualquer ramo de atividade e da vida de qualquer cidadão. O envolvimento das comunidades viventes nessas regiões precisa ser total e elas ganham muito com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de