Relatorios uninove
Este experimento tem como objetivo mostrar a cinemática de um corpo em movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado e alem disso anotar dados para realização de exercícios.
2. Objetivo
Este experimento tem como objetivo a determinação do módulo da velocidade escalar e da aceleração do móvel e ainda rever os conceitos básicos de posição, velocidade e aceleração, e obter a dependência da posição em função do tempo dos movimentos MRU e MRUV.
3. Introdução Teórica
Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)
Descrição
Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não-nula) são chamados: Movimentos Retilíneos Uniformes. Decorre imediatamente que a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado: V = Vm = Δs/Δt = constante (≠ 0) Daí ocorre que, no Movimento Retilíneo Uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
No M.R.U, a velocidade escalar instantânea é constante e coincide com a velocidade escalar média qualquer que seja o intervalo de tempo. Portanto, de:
Vm= Δs/Δt resulta V= Δs/Δt
Fazendo Δs = s – so e Δs = t – 0 = t, vem:
v = s – so / t v . t = s – so s = so + vt função horária do M.R.U. v = constante
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.)
Descrição Movimentos que possuem aceleração escalar instantânea constante (não nula) são chamados Movimentos Retilíneos Uniformemente Variados. Decorre imediatamente, que se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:
α= αm = Δv/Δt = constante (≠ 0)
Assim, no M.R.U.V., a variação da velocidade Δv é diretamente proporcional ao intervalo de tempo Δt