Outros processos auxiliares da aprendizagem
Unidade Acadêmica de Geografia
Psicologia EducacionalTexto: “Outros Processos Auxiliares da Aprendizagem”
Pág. FICHAMENTO
A INTEGRAÇÃO DE DIVERSOS PROCESSOS NA APRENDIZAGEM
138 “Para aprender (...) é preciso ter motivos, é preciso atender às características relevantes, recuperar o aprendido e aplicá-lo a novas situações”.
“A aprendizagem (...) também é uma questão de química, de misturar elementos para produzir novas e felizes combinações (...)”.
A MOTIVAÇÃO OU POR QUE QUEREMOS APRENDER
138 “(...) os motivos para aprender devem ser suficientes para superar a inércia de não aprender. Muitos professores, (...), costumam atribuir o fracasso de seus alunos a uma ausência de motivações”.
139 (...) motivar é mudar as prioridades de uma pessoa, gerar novos motivos onde antes não existiam. A motivação pela aprendizagem não é só um problema dos alunos, é também dos professores (...) que não devem supor que seus alunos estão sempre (...) em ‘posição de aprendizagem’ (...)”.
OS MOTIVOS DA APRENDIZAGEM: EXTRÍNSECOS E INTRÍNSECOS
139 “(...) a distribuição de prêmios e castigos é uma das motivações mais comuns na aprendizagem humana”.
“(...) motivação extrínseca, uma situação em que o motivo para aprender está fora do que se aprende, são suas consequências e não a própria atividade de aprender em si”.
140 “Incentivar externamente a aprendizagem tem certas limitações, que fazem com que sua eficácia decresça consideravelmente em certas condições”.
“A reprovação, que preocupa alguns alunos, não preocupa outros (...)”.
“A aprovação social (...) ou a escapada de situações sociais desagradáveis (...) são valores que podem afiançar certas aprendizagens, mas que não funcionam do mesmo modo com todos os alunos”.
“(...) num sistema de motivação extrínseca, os resultados da aprendizagem dependem totalmente da manutenção dos prêmios e castigos”.
“Se o comportamento aprendido mediante motivação extrínseca é