A ascensão profissional passa necessariamente pelo sucesso em liderar uma equipe.
1º - A ascensão profissional passa necessariamente pelo sucesso em liderar uma equipe. Mas, nem sempre quem recebe o comando de grupo ou um departamento está preparado ou tem os recursos necessários para isso. Um dos motivos que explicam, muitas vezes, o despreparo de alguns chefes na hora de lidar com a equipe. Por não terem experiência nesse cargo acabam cometendo muito erros, como:
1-Incorporar um papel Muitos líderes sofrem na hora de saber qual o papel que deve adotar na hora de tomar decisões, decidir quem fica ou quem sai da equipe, de cobrar resultados ou resolver conflitos, o que vale na verdade é avaliar o contexto e ser o mais justo possível.
2-Ser incongruente
Muitas vezes o líder diz que valoriza o comprometimento, mas à vezes usa apenas a afinidade pessoal na hora de corrigir algum funcionário. Fala o que deve ser feito, determina uma norma, mas é complacente quando alguém de quem ele gosta quebra essa regra.
3-Achar que um estilo de gestão funciona para todos
Cada pessoa é única e enxergá-las apenas como peças de uma engrenagem sem notar as especificidades de cada um não é a melhor maneira de obter o máximo da equipe. É preciso saber dosar os estímulos porque em excesso pode gerar medo e quando é abaixo do espero resulta em desânimo.
4- Não dedicar tempo às pessoas da equipe
Todo profissional gosta de ser orientado e reconhecido no trabalho, mas poucos chefes encontram tempo para se dedicarem ao desenvolvimento da equipe. “ A própria avaliação de desempenho, muitas vezes é feita em intervalos entre outras atividade e com pouca dedicação”, Oliveira.
De acordo com ele, ouvir é a palavra chave. “É preciso dedicar tempo para escutar as pessoas e ajuda-las a pensar no seu desenvolvimento de carreira”, explica.
5- Tentar se impuser pelo poder
Usar o cargo de chefia para se impor e fazer com que a equipe chegue ao resultado por bem ou por mal é um erro grave. Isso não funciona, o que funciona é influenciar, estimular