Empreendedorismo e liderança das mulheres no mercado de trabalho
Conseguimos observar o papel fundamental que as mulheres desempenham dentro das organizações, deparamos com elas desempenhando funções fundamentais para o sucesso da empresa, pois o mercado hoje não exige somente atrevimento e força física, mas também exige sagacidade, sensibilidade, percepção apurada, sorriso aberto, qualidades presentes com mais intensidade nelas que nos homens.
A sensibilidade feminina, por exemplo, faz com que grupos marcados por enormes diferenças atuem de forma simultânea e com isso problemas que pareciam não se resolver são esclarecidos de formas criativas. As organizações que sustentam na singularidade de seus clientes internos se tornam mais inteligentes, mais capazes e mais ágeis.
É evidente que as diferenças ainda continuem, como por exemplo, a ocupação nos cargos de chefias de maioria masculina, os salários defasados em relação aos dos homens, os preconceitos diversos, mas é a grande contribuição que a mulher, independente do cargo que ocupa, tem prestado as organizações.
Trabalhar fora de casa, ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é uma conquista relativamente recente das mulheres, isso é motivo de orgulho para todas.
1.1 TEMA
Empreendedorismo e Liderança
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Empreendedorismo e Liderança das mulheres no mercado de trabalho no Brasil no século XXI.
1.3 PROBLEMA
Quais as características empreendedoras da liderança feminina no mercado de trabalho no Brasil no século XXI?
1.4 HIPÓTESE
Por estar enraizado a muitas gerações e o homem ser visto como o provedor, o que sustenta a casa e deve ter uma carreira em ascensão, as mulheres acabam ficando com tarefas definidas e engessadas.
As características empreendedoras da liderança feminina:
a) Liderança feminina permite ter senso de organização mais apurada do que o homem, elas são mais curiosas, detalhistas, criativas, cooperadoras;
b) Liderança feminina exerce a multiplicidade