ATIVIDADE 2
A forma de gestão com incentivos motivacionais é geralmente aplicada em grandes empresas, mas não menos importante para as pequenas, daí, a importância de visualizar o que está acontecendo em uma grande empresa, para então, a pequena empresa ter uma noção de erros e acertos e consequentemente, adaptar as ações e procedimentos que obtiveram os melhores resultados, para a aplicação na sua realidade. A partir desta descoberta, a Fecularia Siriema poderá atualizar seu formato gerencial e colocar em prática somente o que lhe trará os resultados desejados com o menor custo possível.
2.1 AS ORGANIZAÇÕES E AS PESSOAS
As organizações dependem das pessoas para alcançarem seus objetivos, crescerem e terem sucesso. São as pessoas que dirigem e fazem-nas funcionar. A busca pelo comportamento que as empresas esperam de seus empregados é a muito tempo estudado por cientistas e teólogos em todo o mundo.
O comportamento considerado ideal tem de ser despertado nas pessoas que compõem as organizações, nestes estudos descobriu-se que o homem precisa de um motivo para dar início a determinado comportamento, e os fatores que influenciam esta situação constituem a Motivação.
Chiavenato (1997) coloca que não é possível compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento da motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico.
2.2 MOTIVAÇÃO X MEIO AMBIENTE
A busca da motivação por fatores extrínsecos surte resultados positivos por pouco tempo e não leva em conta os fatores emocionais do ser humano, apenas o condiciona a ter determinado comportamento, sem o devido comprometimento dos indivíduos.
O comportamento humano pode ser alterado pela influência de fatores do ambiente externo, como a utilização de recompensas materiais e punições. Todo o comportamento desejado pela