ECONOMIA BRASILEIRA 2
Leticia Perfetto – RA: 08200679
São Paulo 2015
1) A escassa liquidez internacional na década de 1980, ao contrario do que ocorreu na década anterior, foi uma das razões fundamentais para o insucesso do Plano Cruzado de combate à inflação. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Não concordo com a afirmação, pois apesar da escassa liquidez internacional ser um peso para a economia brasileira, acredito que as razões fundamentais para o insucesso do Plano Cruzado foi o desequilíbrio dos preços relativos da economia, ou seja, o congelamento de preços.
Os produtores que reajustaram os preços de seus produtos antes do plano entrar em vigor saíram beneficiados, porem não era o que ocorria com a maioria dos produtores, e os preços ficaram com valores abaixo da tabela e da rentabilidade desejada e ate mesmo abaixo do custo de produção.
Com este desequilíbrio de preços, os custos para produzir alguns produtos passaram a ser inviáveis, com isso houve o desabastecimento de muitos produtos e surgiu o ágio para comprar produtos escassos.
A falta de uma medida econômica para controlar gastos públicos foi um fator que colaborou para este fracasso. A economia estava em um estado em que a população estava pressionada a consumir, e o país perdeu reservas internacionais com o congelamento de taxas cambiais.
Com todos estes fatores o resultado foi a deterioração na balança de pagamentos. O Brasil decretou a moratória da divida externa em 87. Portanto a escassa liquidez internacional não foi o principal motivo para o insucesso, e sim o resultado do insucesso do Plano.
2) Discuta os efeitos do processo de abertura comercial dos anos 1990 sobre a estrutura industrial