Unidade 2 Nocoes De Macroeconomia E Economia Brasileira 23 08 14
Elementos básicos de macroeconomia
O grande agente econômico é o governo, ele atua por meio da política econômica e, desta forma, interfere na atividade produtiva.
Ao elaborar a política econômica, o governo é guiado pelos objetivos que deseja atingir e os instrumentos de política que ele pode utilizar para isto. É com o objetivo de entender a atuação do governo na economia que vamos estudar esta primeira unidade.
A Macroeconomia moderna tem origem nos estudos de John Maynard Keynes. Este teórico, ao observar os fatos econômicos e mais especificamente a crise de 1929 criou e desenvolveu mecanismos que permitiam descrever e direcionar a atividade econômica. Assim, os agentes econômicos se informam sobre as políticas econômicas e reagem a elas, por isto, na Macroeconomia dá-se atenção especial ao Governo porque é dele que emanam as políticas.
O governo adota políticas visando atingir objetivos. Vários são os objetivos de política econômica, entretanto, vamos nos ater a quatro objetivos fundamentais que englobam as principais necessidades de participação do Estado para o real atendimento do papel de um governo, que são: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio das contas externas e melhor distribuição da renda gerada no país.
O primeiro destes objetivos é o crescimento econômico ele é entendido como “[...] aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica.” (SANDRONI, 1999, p. 141). A forma mais tradicional de se medir o crescimento econômico dos países é acompanhando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e também pelo PIB per capta, isto é, o PIB dividido pela população do país. O PIB representa a soma de tudo o que foi produzido no país. O crescimento do PIB é medido em termos percentuais e que representam a variação da produção do país de um período em relação a outro período anterior.
Nas