Montesquieu Quest O 2013
QUESTÃO 1
a) Conforme os enunciados abaixo identifique: a tese central, o(s) argumento(s) secundários e o(s) enunciado(s) alheio(s) a ideia principal . Justifique a resposta1.
b) Qual a natureza e o princípio do governo expressos na tese central?
“O grande número de escravos tem efeitos diferentes nos diversos governos. Não é um problema no governo despótico; a escravidão política, estabelecida no corpo do Estado, faz com que pouco se sinta a escravidão civil. Aqueles que são chamados homens livres não o são mais do que aqueles que não possuem este título; e tendo estes, na qualidade de eunucos, libertos ou escravos, quase todos os negócios em mãos, a condição de um homem livre e a de um escravo ficam muito próximas” (MONTESQUIEU, 2005: 262).
“A lei, em geral, é a razão humana, enquanto governa todos os povos da terra; e as leis políticas e civis de cada nação devem ser apenas casos particulares onde se aplica esta razão humana” (MONTESQUIEU, 2005:16).
“Trata-se de uma máxima capital que não se devem nunca mudar os costumes e as maneiras no Estado despótico; nada seria mais rapidamente seguido de uma revolução. É que nesses Estados não existem leis, por assim dizer; existem só costumes e maneiras e, se derrubam isto, derrubam tudo” (MONTESQUIEU, 2005: 321).
“Se quiserem procurar o objetivo do autor, só podem bem descobri-lo no objetivo da obra. Examinei primeiro os homens, e achei que nesta infinita diversidade de leis e de costumes eles não eram conduzidos somente por suas fantasias. (MONTESQUIEU, 2005: 5)
QUESTÃO 2
A liberdade, palavra que impressiona o espírito de tantas maneiras, pode apresentar diversas significações. O próprio Montesquieu considera essa possibilidade, e em sua obra podemos encontrar vários sentidos para esse ideal. Vale notar, significados que muitas vezes parecem contraditórios entre si. De acordo com Starobinski (1990:57), é possível localizar o final da progressão formada por imagens