Cinética Quimica
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
EXPERIMENTO 09:
CÍNETICA QUÍMICA.
Marina Castro 11411FMD021
Ronan de Carvalho Filho 11411FMD046
Sarah Mendes 11411FMD028
23/01/2015
Sumário
Introdução 3
Procedimento experimental 4
Conclusões. 6
Referências Bibliográficas. 6
Introdução **Falta os objetivos
A cinética química é o estudo das velocidades das reações. Uma reação é classificada como lenta se os produtos são formados rapidamente. A velocidade da reação é definida como a mudança de concentração de um dos reagentes dividida pelo intervalo de tempo na qual a mudança ocorre. Como a velocidade pode mudar com o tempo, se representarmos a mudança na concentração molar de um reagente R por ∆R e o intervalo de tempo por ∆t a velocidade média da reação é:
O sinal negativo se deve ao fato de que a velocidade é positiva.
Vários fatores podem influenciar na velocidade da reação:
Superfície de contato
Se um sistema é heterogêneo, a velocidade da reação pode ser acelerada pelo aumento na área superficial de um reagente, pois irá aumentar a área de contado do reagente.
Pressão
Quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Com a diminuição do volume, haverá um aumento da pressão intensificando as colisões das moléculas e em consequência ocorrerá um aumento na velocidade da reação.
Temperatura
Quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.
Catalizadores
Os catalisadores aceleram o mecanismo sem serem consumidos. Permitem que a reação exija menor energia de ativação, fazendo