A ascensão dos e-Sports
Apesar de muitos saberem da existência de competições de jogos eletrônicos e suas equipes de jogadores profissionais, o termo "e-Sports" é uma novidade. Mas os esportes sempre andaram juntos com a indústria de videogames, desde os anos 80, onde jogos eram promovidos em comerciais de grandes eventos esportivos tais como o Super Bowl - também incentivando a produção de jogos de esportes.
Os videogames já foram considerados simples "brinquedos", ou equipamentos para entretenimento casual voltados para o público infanto-juvenil. Porém essa realidade tem mudado nos últimos anos.
Com a ascensão dos jogos multiplayer competitivos online, muitos jogadores começaram a formar equipes, adotar estratégias e treinar suas habilidades em conjunto para vencer outras equipes.
Empresas de videogames, computadores e acessórios viram nisso um grande potencial para promoverem seus produtos ao mesmo tempo que patrocinavam essas equipes, dando origem assim aos diversos campeonatos de jogos eletrônicos que ocorrem no mundo todo. Até mesmo alguns esportes oficiais, como o pôker, adaptaram-se para atingir esse novo público, através da criação de campeonatos oficiais eletrônicos, como o World Series of Poker.
Essa situação se torna mais comum com a grande popularidade de jogos de estratégia, RPG e MMO, os quais requerem muito mais tempo e experiência do jogador, principalmente no universo competitivo online.
Além disso, eventos promovidos pela indústria de jogos eletrônicos, para anúncio e lançamento de seus produtos, tais como a E3 (Electronic Entertainment Expo), têm atingido recordes de participantes, superando até mesmo alguns eventos esportivos anuais!
Por esses motivos, muitos defendem a oficialização dos e-Sports e defendem a teoria de que eventos de jogos competitivos são também considerados esportes, principalmente por assemelharem-se aos esportes em vários aspectos: equipes organizadas, treinamentos e desenvolvimento de