linhas de tendencia
1. Conceito Corresponde à linha que se forma através do traçado de topos e/ou fundos. Ela serve para indicar a direção do mercado, ou seja, se está em alta, em baixa ou indefinido.
2. Tipos e características das linhas de tendência:
2.1 Linha de Tendência Linear Uma linha de tendência linear é uma linha reta de melhor ajuste usada com conjuntos de dados lineares simples. Seus dados serão lineares se o padrão nos pontos de dados se parecer com uma linha. Uma linha de tendência linear geralmente mostra que algo está aumentando ou diminuindo com uma taxa fixa.
No exemplo a seguir, uma linha de tendência linear mostra claramente que as vendas de geladeira aumentaram de modo consistente em um período de treze anos. Observe que o valor de R-quadrado é 0,9036, que é um bom ajuste de linha para os dados.
Uma linha de tendência linear usa esta equação para calcular o menor ajuste quadrado para uma linha:
Onde m é a inclinação e b é a interseção.
2.2 Linha de Tendência Logarítmica
Uma linha de tendência logarítmica é uma linha curva de melhor ajuste muito útil quando a taxa de alteração nos dados aumenta ou diminui rapidamente e depois se nivela. Uma linha de tendência logarítmica pode usar valores negativos e/ou positivos.
O exemplo a seguir usa uma linha de tendência logarítmica para ilustrar o crescimento populacional previsto de animais em uma área espacial fixa, onde a população é nivelada ao espaço de acordo com a diminuição de animais. Observe que o valor de R-quadrado é 0,9407, que é um ajuste relativamente bom da linha para os dados.
Uma linha de tendência linear usa esta equação para calcular o menor ajuste quadrado através de pontos:
2.3 Linha de Tendência Polinomial
Uma linha de tendência polinomial é uma linha curva usada quando os dados flutuam. É útil, por exemplo, para analisar ganhos e perdas em um conjunto de dados grande. A ordem da polinomial pode ser determinada pelo número de flutuações nos dados ou