Estabilidade e concreto
Vínculo Simples: Apoio Móvel, impede apenas um movimento, normalmente de translação.
Vínculo Duplo: Apoio Fixo, impede dois movimentos, normalmente permitindo apenas o de rotação.
Vínculo Tríplo: Engastamento, impede os três movimentos, os dois de translação e o de rotação.
Tipos de Estruturas Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida útil sem que ela perca a sua função. Para estudo das forças atuantes na estrutura, consideramos-as formadas pela composição de três peças:
barras: pequenas dimensões transversais em relação ao comprimento.
blocos: as três dimensões com pequenas diferenças.
chapas: superfícies grandes em relação a sua espessura.
Estrutura Hipostática: possui vínculos insuficientes para garantir a sua total imobilidade. Estrutura Isostática: possui vínculos estritamente necessários para garantir a sua total imobilidade. Estrutura Hiperestática: possui vínculos superabundantes para garantir a sua total imobilidade.
Propriedades dos corpos sólidos
Dureza: É a resistência que os corpos opõem ao serem riscados. Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade que um material tem de "riscar" o outro. Ex.: Diamante, vidro.
Tenacidade: é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura, (observa-se que o vidro tem grande dureza, mas pequena tenacidade; os termos não são sinônimos). Ex.: Pedras (Basalto, Granitos).
Maleabilidade ou plasticidade: É a capacidade que tem os corpos de se adelgaçarem até formarem lâminas, sem, no entanto se romperem. O elemento conhecido mais maleável é o ouro. O alumínio também é bom exemplo de material que apresenta essa