enfermagem
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
PROFESSORA: JULIANA JALLES
SEMIPERMEABILIDADE DE UMA MEMBRANA BIOLÓGICA E TONICIDADE DAS SOLUÇÕES
ALUNA: Karla Torres de Queiroz Neves
Acarape, CE
2014
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A aula prática tratou a sobre a tonicidade de substâncias e também sobre membrana celular. A membrana celular é a estrutura que delimita todas as células vivas. Ela estabelece a fronteira entre os meios intracelular e extracelular e tem a característica de permeabilidade seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior . Tonicidade é uma propriedade química, pertencente a soluções que estão contidas em uma membrana com permeabilidade seletiva (são permeáveis ao solvente da solução, mas impermeáveis a determinados solutos). Para medir a tonicidade de uma solução, faz-se a soma das concentrações de substâncias osmoticamente ativas que não conseguem atravessar determinada membrana.
É possível comparar a tonicidade de duas soluções que estão separadas por uma membrana semipermeável: quando o meio estudado possui tonicidade maior em relação ao outro meio, dizemos que esta solução é "hipertônica"; caso esta concentração seja menor, a solução é denominada "hipotônica"; se os dois meios tiverem a mesma tonicidade, a solução é "isotônica". Na prática pudemos observar esses três fenômenos acontecerem por meio de experimentos .
OBJETIVOS
O objetivo desta aula prática é comparar soluções hipertônicas, hipotônicas e isotônicas (saber diferencia-las), ter noção sobre a permeabilidade seletiva da membrana celular e também sobre a osmose.
MATERIAL
Foram utilizados os seguinte materiais este experimento : pipeta graduada , proveta , pinça de madeira , saco de diálise