etgry6r8u6ggfwew

892 palavras 4 páginas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Juliana Oliveira

Introdução
Mistura é uma associação de duas ou mais substâncias diferentes. As espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes. Cada aspecto distinto observado na região de um sistema é chamado de fase. De acordo com o número de fases e também com a observação visual, podemos classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Mistura homogênea pode ser chamada também de solução, que são aquelas que apresentam uma única fase, ou seja, são monofásicas, toda sua extensão possui um único aspecto.
Misturas Heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases. De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica (duas fases); trifásica (três fases) e polifásicas (a partir de quatro fases).
Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como o tipo de mistura; seu estado físico e as propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura, sendo eles os pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

Procedimento Experimental: Separação magnética.
Os materiais utilizados para realizar a separação foram:
• Placa de Petri;
• Imã;
• Limalha de Ferro;
• Terra.
Foi adicionada uma pequena quantidade de terra em uma placa de Petri, logo após, foi adicionado à limalha, resultando assim a mistura entre sólido e sólido. Ao aproximar o imã da mistura, as partículas da limalha foram retidas (Imagem 1).

Resultados e Discussão
Após a limalha ter sido atraída, a terra continuou na placa.
Devido ao fato da limalha ter sido atraída pelo imã e a terra não, observamos que obviamente a limalha continha propriedades magnéticas, já a terra, não. A limalha é um pó resultante da limagem de um metal, por isso o fato de haver propriedades magnéticas.
A separação magnética (imantação) ocorrido no experimento é utilizada para separar misturas

Relacionados