análise do setor de artigos esportivos
O objetivo do trabalho é analisar duas concorrentes do ramo de artigos esportivos, mas com foco em apenas uma delas. Tendo isto em vista escolhemos a Bayard Esportes como nossa empresa e a Deny Sports como sua principal concorrente. Tentaremos neste relatório analisar os diversos aspectos das estratégias que são traçadas por essas empresas para conseguir um maior número de vendas, desde sua disposição de produtos na loja até seu atendimento ao cliente.
2. Análise
Partindo do pressuposto que para conhecer e entender algo em sua plenitude deve-se começar pela sua história, o grupo observou que a Bayard Esportes foi fundada em 20 de setembro de 1955, atuando no mercado varejista de artigos de caça, pesca e armas. No ano de 1976 a Bayard passou a vender produtos de artigos esportivos e calçados, neste mesmo ano ela abriu sua primeira loja em um shopping. Nos dia de hoje, a Bayard possui 12 lojas físicas espalhadas pelos principais Shoppings de São Paulo e ela ainda não possui qualquer tipo de compra online. Já a Deny Sports é oriunda da Deny Tennis, loja especializada em calçados, que está no mercado há 30 anos. Após o início como calçadista instalada em lojas de ruas de São Paulo, a empresa foi consolidando sua presença em shoppings centers e ampliou seu portfólio para além dos tênis, incluindo outros artigos esportivos, como bolas de futebol, camisetas de times, entre outros, que culminou na mudança do nome da rede para Deny Sports. Hoje, além da rede possuir 40 lojas espalhadas por diversos estados brasileiros, ela possui um grande movimento nas vendas online.
Com o intuito da analise ser imparcial e sofrer o mínimo possível com as alterações no ambiente externo que possam afetar o movimento tanto do shopping como na loja, a maneira com que os funcionários interagiam e também o número de funcionários presentes na loja, visitamos ambas as lojas presentes no Shopping Pátio Paulista no dia 21 de agosto as 11h até as 13h visto que esse horário o