Violencia
“Quantas coisas adiadas para o dia seguinte não deveriam ter sido feitas na véspera?”
João Manuel Simões
***
1. Plural majestático O orador assim dirá, referindo-se à própria convicção: “Excelência! Somos totalmente contrário a essa proposição!” Observe que o adjetivo (contrário) concorda (por silepse) com a pessoa a que se refere: “Como sois caridosa, ó senhora!”
2. Sub-secretário ou subsecretário? O correto é subsecretário (sem hífen). Regra: Usa-se hífen nos vocábulos formados pelo sufixo sub, quando seguido de elemento começado por r- ou b-: sub-raça, sub-reino, sub-base, sub-braquial.
3. Repare: a) A jovem que (pronome) se julgava atraente... b) Ele disse que (conjunção) se levantaria cedo. Como se vê, a palavrinha que, quando pronome ou conjunção, atrai o pronome oblíquo. Mas, nós vamos lembrar a vocês algo de suma importância, que até pessoas de certo nível cultural desconhecem: essa atração, como de resto todas as demais, só se exerce quando se encontra próxima do pronome oblíquo. Caso contrário, o ouvido do escritor é que vai ditar a colocação pronominal.
4. Ouvimos e vimos: “Obrigado por suas presenças!” Em português, diversamente do latim, usamos o “plural distributivo”: “Obrigado por sua presença!” (Significa: Obrigado pela presença de vocês!). Não se deve dizer: “Determinem-se as identidades dos mortos”. Mas: “... a identidade dos mortos”. Também não diga: “Todos estão com os narizes pintados.” Mas: “... com o nariz pintado.” Diga também: - Comemora-se o falecimento dos dois santos (não os falecimentos). - Pleiteamos a beatificação deles (não as beatificações). Consulte nosso bom e velho Napoleão.
5. a) Estender se escreve com “s”. b) Extensão se escreve com “x”.
6. a) Dispender não existe. Só existem dispêndio e dispendioso (em latim, dispendium). b) Despender é gastar e vem do latim dependere (com “e”, sem o “s” e proparoxítona).
7. a) Parente = indica identidade de sangue. b) Aparentado = não indica tal vínculo.