Engenharia Civil
Nesse texto apresentarei a relação entre hidrogeologia, geotécnica e catástrofes naturais assimilando – as e demostrando como estão interligadas entre si.
Hidrogeologia é o ramo da geociência em que se estudam as águas subterrâneas quanto ao seu movimento, volume, distribuição e qualidade. O movimento da água para dentro do solo ocorre através de espaços e poros entre os grãos de área, que cada tipo de solo tem. A quantidade de espaço entre as rochas, solos e sedimentos é chamado de porosidade, dependendo em si dos tamanhos e da forma das partículas e sua organização. Águas subterrâneas são formadas quando as gotas de chuva se infiltram no solo, penetrando até mesmo em rachaduras e fendas do substrato rochoso. Sua extração é feita através de perfurações de poços e bombeamento para a superfície. Em certas regiões como as de clima temperado é mais provável encontrar um bom estoque de água se furar as camadas de areia e arenito que não estão muito profundos em relação à superfície. As águas subterrâneas podem fluir em aquíferos confinados e não confinados. Em não confinados a água percola através de camadas de permeabilidade mais ou menos uniformes, que se estende até a superfície, o nível do reservatório desse tipo corresponde à altura freática.
A geotécnica é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. É a ciência aplicada de prever o comportamento da Terra e seus diversos materiais, no sentido de tornar a Terra mais habitável para as atividades humanas, sendo assim, é praticada tanto por geólogos de engenharia e engenheiros geotécnicos. Exemplos de aplicação da geotécnica incluem: a previsão, prevenção ou mitigação de danos causados por desastres naturais, como avalanches, fluxos de lama, terra, deslizamento, sumidouros