A arte no contexto Escolar
CENTRO DE HUMANIDADES - CH
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E ARTE
PROF: ALESSANDRA
A ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Keylane Tavares Marreiros de Castro
Fortaleza
Março de 2010
Introdução
O presente trabalho foi desenvolvido visando à discussão sobre o tema: A arte no contexto escolar. Irá tratar sobre a contextualização histórica do ensino das artes e a importância da arte na educação. Este tema foi escolhido por causa do desprezo dado a arte neste campo e por ter grande importância no desenvolvimento das crianças. Esta realidade prejudica muita a formação de um indivíduo critico e desenvolvido, que se conhece e conhece o mundo ao seu redor.
O estudo abrangerá alguns fatos de nossa história na arte-educação, os argumentos envolvidos na não valorização da arte, as mudanças necessárias para que obtenhamos um ensino da arte eficaz e os lucros que poderão ser obtidos com esta conquista.
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sem se preocupar com dados estatísticos e a técnica utilizada foi a documentação indireta, através da pesquisa em artigos e parte de livros que tratavam do assunto.
Desenvolvimento
A arte no contexto escolar
Contextualização histórica do ensino da arte
O regime pós 64 trouxe mudanças nos currículos escolares, pelo qual o ensino da arte que antes utilizavam aulas de musica e desenho foi substituído por Educação Artística. Em 1971 o ensino de arte torna-se obrigatório nas escolas, através da lei n° 5.692. Ainda mais recentemente, em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional conserva a afirmação de obrigatoriedade da arte nos diversos níveis da educação básica com o objetivo de desenvolver culturalmente os alunos.
Superficialmente tais mudanças parecem positivas, porém se avaliarmos profundamente o contexto e as conseqüências podemos perceber o quanto o ensino da arte perdeu