Prova n1 de arte no contexto escolar e literatura infantil
O encaminhamento metodológico, precisa propiciar a práxis artística (unidade entre a teoria e a prática artística), por meio de vivências e do entendimento histórico e teórico das experiências vivenciadas. O docente necessita vivenciar experiências pedagógicas, didáticas e artísticas, ou seja, é preciso participar deste processo enquanto aluno para que se possa conduzir o processo ensino-aprendizagem como professor com os alunos em sala de aula.
2 - Nas atividades escolares como tem que ser encaminhado o trabalho com música?
Temos que ter o mínimo de conhecimento e capacidade expressiva dentro dessa linguagem artística que tem como fonte de trabalho o som. Uma das primeiras atividades a ser realizada corresponde ao conhecimento da realidade musical vivida pelos alunos e depois então pensaremos nas questões como a relação entre as atividades de apreciação e produção musical, a realidade cultural da escola e as articulações entre conteúdos dos diversos grupos.
O trabalho pode ser iniciado a partir de um período da história da música. Nesse período o professor escolherá um determinado gênero para estudar e vai priorizar uma técnica para aprofundar o trabalho com esse gênero musical e período, a partir daí vai trabalhar com um determinado princípio de composição, ressaltando um dos elementos formais do som que caracterize determinada composição musical.
É importante que o professor trabalhe durante o ano letivo, todos os grupos e técnicas para que os alunos tenham um conhecimento com continuidade e profundidade.
3- O retrato constitui a representação de 1 pessoa, como pode-se fazer abordagem desse tema no ensino fundamental?
Podemos fazer a abordagem por meio de pesquisa de retratos em diferentes momentos da vida da criança, de seus amigos e familiares, ou mesmo de retratos produzidos por artistas em diferentes momentos da história da arte. Também analisar retaratos com duas ou mais pessoas com