Trauma raquimedular (trm)
SECRETARIA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES – JANE VANINI
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Estudo realizado como requisito de avaliação apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Urgência e Emergência, ministrado pela Professora Enfermeira: Flavia França do curso de Enfermagem do Departamento de Enfermagem, Campus Universitário de Cáceres.
DISCENTE: Maria de Fátima A. de Moraes
CÁCERES-MT
2011
INTRODUÇÃO
Por definição trauma ou traumatismo é toda e qualquer lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos (no Por definição trauma ou traumatismo é toda e qualquer lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzido por agentes diversos (no caso de TRM mais especificamente agentes físicos e não químicos) de forma intencional ou acidental. O Trauma Raquimedular (TRM) é aquele que acomete a coluna vertebral e seu e conteúdo: a medula espinhal e as raízes nervosas. O quadro pode variar desde uma simples cervicalgia (dor no pescoço), até uma tetraplegia (paralisação dos quatro membros), e morte.
ETIOLOGIA
* Acidente de transito – colisão * Acidente de transito – atropelamento * Queda de altura * Acidente de recreação (jogos de contato físico, mergulho) * Ferimento por projétil de arma de fogo * Ferimento por arma branca * Lesão por corrente elétrica.
FISIOPATOLOGIA BIOMECÂNICA * Flexão * Extensão * Rotação (cisalhamento) * Carga axial * Tração
Primária: lesão imediata ao trauma devido contusão mecânica e hemorragia, ou seja representa o dano tecidual causado exatamente na hora do trauma, caracterizada por contusão, hemorragia, isquemia, lesão vascular, secção ou até perda de tecido.
Secundária: eventos bioquímicos que levam à