A arte-educação como ferramenta de inclusão cultural
Elaine C. Gomes da Silva*
RESUMO A pesquisa sobre a influência da arte-educação na inclusão sócio escolar se deu a partir da necessidade de analisar a atual realidade de como a arte está sendo inserida na educação, como uma ferramenta de formação do indivíduo integral. Estudando a contribuição da arte na formação da humanidade e sua evolução, pretendemos resgatar o senso crítico e a formação do indivíduo como ser atuante, capaz de transformar a realidade no qual está inserido. Tal estudo envolve uma reflexão crítica sobre como esta ferramenta está – ou melhor - vem sendo utilizada nas escolas ao longo dos anos. A partir de uma fundamentação teórica específica, obtida através de pesquisas bibliográficas à luz da pesquisadora Ana Mae Barbosa e da análise de campo de uma proposta já consolidada é que foi possível interpretar esses dados levando em consideração os resultados observados.
Palavras-chave: Artigo científico. Arte-educação. Movimento Cultural Fazendo Arte.
*Graduada em Letras pela FAFIRE. Pós- Graduanda em Gestão Cultural pela FAFIRE. Estagiária em Arte-educação pela Prefeitura da Cidade do Recife de 2005 a 2006
1-
INTRODUÇÃO A presente pesquisa vem analisar os benefícios da arte-educação na inclusão socioescolar, tendo como foco estrutural o MOVIMENTO CULTURAL FAZENDO ARTE. Movimento esse que surgiu de um programa de arte-educação implantando pela Prefeitura da Cidade do Recife nas escolas da Rede Municipal.
A ideia principal que direcionou este trabalho surgiu das experiências e vivências da formação de arte-educador, que tem como principal objetivo a inclusão socioescolar, a cidadania e a humanização através da arte.
A arte não é algo isolado das demais atividades humanas. Ela está sempre presente no nosso dia-a-dia. Através da arte podemos representar como enxergamos o mundo e expressar o que sentimos.