A inclusão social através do esporte e arte: a percepção dos educadores
A inclusão social através do esporte e arte: a percepção dos educadores
Hugo Moura Boanerges Oliveira*
Jeferson Vilela Dourado Cerqueira**
RESUMO
Considerando os projetos de inclusão social uma verdadeira maneira para a inserção de pessoas a sociedade, o objetivo geral deste trabalho é apresentar e compreender o processo de inclusão social pelo esporte e pela arte entendendo os tipos de programas sociais e as ferramentas para inserção. Os objetivos específicos, por sua vez, são: a) esclarecer projetos de inclusão social, b) entender o desenvolvimento humano através da educação pelo esporte e pela arte, c) estabelecer paralelos entre atividades desempenhadas nos projetos com a integração de jovens na sociedade, d) explicar o processo de integração social a pessoas de baixa renda, e) levantar exemplos de sucesso na inclusão social. O referencial teórico utilizado está relacionado a ações, exemplos do Projeto Generosidade e sobre os fundamentos, inserção e educação de Marcos Mazzotta ligado aos conhecimentos da inclusão social. A partir da combinação destas teorias são utilizados nos estudos diversos fragmentos de declarações e exemplos de sucesso que estes projetos vem consolidando nos últimos anos, sempre em torno dos Projetos Generosidade com grandes contribuições e prêmios recebidos realizado pela Editora Globo.
Palavras-chave: Projeto. Integração. Sociedade.
2
1. INTRODUÇÃO.
O ponto fundamental é a compreensão de que o sentido da integração pressupõe a ampliação da participação nas situações comuns para indivíduos e grupos que se encontravam segregados.
(MAZZOTTA, 1998, p. 5).
Os projetos de inclusão social pelo esporte e pela arte, normalmente, ajudam as pessoas a se inserir na sociedade e faz referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência nas escolas, mercado de trabalho ou aquelas pessoas “excluídas”. Saber como estes projetos de inclusão social funcionam e como, são as partes deste trabalho. Em